trabalhos
PROJETO DE TRABALHO
Estágio III Educação Infantil
Porto Alegre
2013
TÍTULO DO PROJETO: Brincando e aprendendo com o corpo
JUSTIFICATIVA:
Meu estágio esta sendo realizado na escola de educação infantil Cade o Au Au?, em uma turma de berçário onde as crianças tem de 11 meses a 1 ano e 2 meses de idade. A rotina da sala é bem confusa contanto com as minhas horas de observação. As crianças não tem horarios fixos para determinadas partes do dia, como por exemplo, trocas, mamadeiras e horario de ir ao patio (quando vão) não são definidos. Aí está a minha dificuldade em estabelecer regras e rotina à turma. Tenho como objetivo introduzir, aos poucos, para que eles se acostumem, uma rotina pré definida porém ajustável ao cotidiano das mesmas. Acho de extrema importância o educador mediar nessa fase, pois é nela que as crianças se auto descobrem e descobrem o próximo, com a intervenção certa, todos os estímulos podem ser trabalhados de maneira lúdica e pedagógica.
Pensando nas necessidades e interesses desta faixa etária, elaborei o projeto “Brincando e aprendendo com o corpo”. Destaco a importância do movimento nesta faixa etária, pois quando as crianças têm espaço e liberdade para se movimentar, aprendem a medir a própria força e os próprios limites. Elas se auto conhecem até que superam suas limitações corporais, tendo o domínio da ação, e depois logo seguem para outro desafio.
“Logo que aprende a andar, a criança parece tão encantada com sua nova capacidade que se diverte em locomover-se de um lado para outro, sem uma finalidade específica. O exercício dessa capacidade, somado ao progressivo amadurecimento do sistema nervoso, propicia o aperfeiçoamento do andar, que se torna cada vez mais seguro e estável, desdobrando-se nos atos de correr, pular e suas variantes.” (BRASIL, 1998, v.3, p. 22) O movimento é uma das primeiras conquistas da criança rumo a autonomia e