a estrutura organizacional de uma escola
Toda empresa necessita de uma estrutura de organização interna, e como vimos no filme a escola também é uma empresa e por isso também tem sua estrutura organizacional, geralmente prevista no Regimento Escolar ou em legislação específica estadual ou municipal. Essa estrutura é comumente representada graficamente num organograma um tipo de gráfico que mostra a inter-relações entre os vários setores e funções de uma organização ou serviço. Evidentemente a forma do organograma reflete a concepção de organização e gestão. A estrutura organizacional de escolas se diferencia conforme a legislação dos Estados e Municípios e, obviamente, conforme as concepções de organização e gestão adotada, mas podemos apresentar a estrutura básica com todas as unidades e funções típicas de uma escola.
Exemplo de organograma de uma escola.
Conselho de escola
O Conselho de Escola tem atribuições consultivas, deliberativas e fiscais em questões definidas na legislação estadual ou municipal e no Regimento Escolar. Essas questões, geralmente, envolvem aspectos pedagógicos, administrativos e financeiros. Em vários Estados o Conselho é eleito no início do ano letivo. Sua composição tem uma participação dos docentes, dos especialistas em educação, dos funcionários, dos pais e alunos, observando-s, a semelhança dos integrantes da escola (50%) e usuários (50%).
Direção
O diretor coordena, organiza e gerencia todas as atividades da escola, auxiliado pelos demais componentes do corpo de especialistas e de técnicos-administrativos, atendendo às leis, regulamentos e determinações dos órgãos superiores do sistema de ensino e às decisões no âmbito da escola e pela comunidade. O assistente de diretor desempenha as mesmas funções na condição de substituto eventual do diretor.
Setor técnico-administrativo
A Secretaria Escolar cuida da documentação, escrituração e correspondência da escola, dos docentes, demais funcionários e dos alunos. Responde