metodologia
51
Metodologia
4 Metodologia
4.1 Bases do Estudo
A natureza deste trabalho é qualitativa, tem como sujeito de estudo: gente, em determinada condição social, pertencente a determinado grupo social ou classe com suas crenças, valores e significados (Minayo, 1993, p.22).
A opção pela abordagem qualitativa está baseada no interesse de apreender a complexidade do fenômeno e pela compreensão que esse não se restringe apenas a dados estatísticos, mas traz , para o interior da análise, o subjetivo e o objetivo dos sujeitos sociais, de acordo com suas visões de mundo.
A investigação segue o desenho metodológico de uma “Pesquisa Estratégica”, a qual na definição de Blumer apud Minayo (1999) permite ao pesquisador orientar-se para problemas que surgem na sociedade, ainda que não preveja soluções práticas para esses problemas; tem a finalidade de lançar luz sobre determinados aspectos da realidade. Seus instrumentos são iguais aos da pesquisa básica tanto em termos teóricos como metodológicos, mas sua finalidade é a ação. Além do fato dessa modalidade de pesquisa ser mais apropriada para as investigações em saúde.
Para Minayo (1994), a prática não pode ser pensada como atividade externa de transformação, mas é importante incluí-la como compromisso social e enfatizar a dimensão sócio-histórica como construção humana objetivada.
52
Metodologia
4.2 Contexto do Estudo
A pesquisa foi desenvolvida no campo da prática clínica da disciplina
Odontopediatria do Curso de Graduação em Odontologia, durante o atendimento clínico dos alunos do Curso de Especialização em Odontopediatria e da Clínica de bebês da
Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP na cidade de Ribeirão Preto, estado de São
Paulo/Brasil.
A cidade de Ribeirão Preto, situa-se no Nordeste do Estado de São Paulo, distante 313 km da capital (Coderp, 2003).
É uma das regiões mais ricas do Estado de São Paulo apresentando elevado padrão de vida (renda, consumo,