Classe média e tendencias
A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
A Primeira etapa da Revolução Industrial :
Entre 1760 a 1860, a Revolução Industrial ficou limitada, primeiramente, à Inglaterra. Houve o aparecimento de indústrias de tecidos de algodão, com o uso do tear mecânico. Nessa época o aprimoramento das máquinas a vapor contribuiu para a continuação da Revolução.
Essa fase da Revolução Industrial foi assinalada pelos seguintes fenômenos:
Invenção do tear mecânico e do descaroçador de algodão e consequente desenvolvimento da indústria têxtil;
Invenção da máquina a vapor, que substitui as fontes tradicionais de energia mecânica, como a roda de água, a roda de vento e a tração animal;
Uso do coque para a fundição do ferro; a produção de lâminas de ferro e a produção do aço em larga escala;
Melhoria no processo de exploração do carvão mineral, com a utilização de máquinas a vapor para retirar a água acumulada nas minas de carvão;
Revolução nos transportes e nas comunicações, com a invenção da locomotiva, do navio a vapor e do telégrafo;
Progressos na agricultura, com a produção de adubos, melhores grades e arados, invenção da debulhadora e da ceifeira mecânica.
A Segunda Etapa da Revolução Industrial:
Ao contrário da primeira fase, países como Alemanha, França, Rússia e Itália também se industrializaram. O emprego do aço, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos foram as principais inovações desse período.
Essa fase da Revolução Industrial foi assinalada pelos seguintes fenômenos:
Aperfeiçoamento na produção do aço, que superou o uso do ferro;
aperfeiçoamento do dínamo;
Utilização de novas