Ciências socias conceito
Conceito - Ciências sociais é um ramo da ciência que estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos.
Utilizamos a expressão Ciências Sociais, em contraposição a Ciências Naturais, para diferenciar um conjunto de disciplinas que se dedicam ao estudo do mundo social. O uso do termo “Ciência” impõe a utilização de uma sucessão de métodos sistemáticos para estudar o mundo natural e o social.
As Ciências Naturais são as disciplinas que buscam a compreensão do mundo natural – físico e biológico – utilizando o método científico para encontrar padrões nas relações de causa e efeito dos fenômenos naturais.
Já as Ciências Sociais têm como objeto de estudo as interações humanas, concentrando-se portanto no mundo social, e assim como as ciências naturais, buscam a objetividade através da utilização rigorosa do método científico. E da mesma forma que as ciências naturais são divididas em campos especializados, tais como: sociologia, psicologia, economia, ciência política, administração, antropologia e etc. Apresentam do mesmo modo subdivisões mais especializadas como a Sociologia que apresenta a sociologia rural, a sociologia da religião, a sociologia do conhecimento e outras.
Então podemos dizer que Sociologia é uma divisão das Ciências Sociais, especificamente, é o estudo sistemático dos grupos e sociedades criados pelos seres humanos e de como, estes, por outro lado afetam a vida das pessoas.
Podemos também dizer que a Sociologia é o estudo sistemático do comportamento social e dos grupos humanos. Aborda principalmente a influência das relações sociais nas atitudes das pessoas e no seu comportamento, e como as sociedades mantêm sua estabilidade e sofrem mudanças. Uma das características mais importantes da sociologia é a sua preocupação com a desigualdade institucionalizada, ou estratificação social.
A Sociologia como disciplina científica surgiu no século XIX, e a