conceitos elementares
HANECKER. M. Conceitos Elementares do Materialismo Histórico. São Paulo. Global, 1998.
Marta Harnecker é psicóloga, jornalista e escritora, de nascionalidade chilena, se considera uma socióloga marxista-leninista. É uma das principais investigadoras e divulgadoras das transformações sócias da América Latina. O livro Os Conceitos Elementares do Materialismo Histórico em sua segunda edição, lançado em março de 1983, tem por principal abordagem o materialismo histórico de Karl Marx. Fazendo-se uma minuciosa analise da segunda parte de sua obra, se observa que ela elabora uma relação conjunta da definição do conceito de classes sócias mediante à teoria marxista da historia. Estruturada em dois capítulos que se subdividem - se em tópicos conceituados de acordo com seu conhecimento a cerca do assunto.
Segundo Karl Marx a sociedade e formada por uma infraestrutura e por uma superestrutura, tendo a primeira constituída pelas forças produtivas e pelas relações de produção, que são correlativas a um estagio determinado de desenvolvimento de suas forças produtivas, onde o conjunto dessas relações sociais de produção ocorridas entre os detentores e os não detentores do capital originarias do surgimento da instituição privada, se constitui a base real sobre o qual se eleva uma superestrutura social.
Portanto a síntese da autora ao estudo da teria de classes é basicamente elevada primeiramente á nível de modo de produção, á nível de formação social e posteriormente á nível de conjuntura politica. Para se assim chegar a uma definição mais concreta do conceito de classes sócias. Esse ponto é justamente a primeira parte da analise dessa resenha.
Então de principio a atora destaca uma definição marxista de classe ao modo de produção. Sendo assim as classes sócias formadas no capitalismo -burgueses e proletários- estabelecem relações de antagonismo e exploração. Partindo da não correspondência das relações de