Consultoria Empresarial
De uma forma ampla podemos definir a consultoria como o fornecimento de uma prestação de serviço por um profissional qualificado para tal. O serviço de consultoria tem como propósito levantar as necessidades do cliente, identificar soluções e orientar ações para colocar em prática essas soluções.
A principal diferença entre os tipos de consultoria não está no que e sim no como será oferecido ao cliente. E essa definição do tipo de consultoria é muito importante para o consultor e também para a empresa-cliente que solicita o serviço de consultoria. Segundo Djalma de Oliveira (1996), uma empresa-cliente não deve contratar diferentes tipos de empresas de consultoria, pois estas situações diversas podem gerar conflitos de interação entre as partes.
Uma maneira de amenizar esse tipo de problema é contratar um consultor que enfoque a empresa como um todo, tenha conhecimento para administrar as metodologias e técnicas que serão utilizadas além de desenvolver um trabalho que apresente metodologia estruturada.
Podemos dizer que é o consultor externo à empresa-cliente que é capaz de exercitar plenamente a consultoria empresarial, porém o mesmo apresenta vantagens e desvantagens, como por exemplo: maior experiência e maior aceitação nos níveis superiores da empresa são vantagens do consultor externo e o menor acesso informal a pessoas e grupos, o menor conhecimento dos aspectos informais da empresa e a não presença diária são as desvantagens.
Quanto à estrutura, as empresas de consultoria podem ser classificadas em consultoria de pacote ou em consultoria artesanal, que poderiam ser facilmente explicadas da seguinte maneira: a consultoria de pacote é aquela em que ocorre a “transferência de fortes estruturas de metodologias e de técnicas administrativas, sem a preocupação da otimizada adequação à realidade atual ou esperada para a empresa cliente.” (Djalma de Oliveira, 1996, pag. 41)
As vantagens desse tipo de consultoria são a maior rapidez na