Conceito de Partícula Elementar
Em física, partícula elementar (também conhecida por partícula fundamental) é a designação dada a qualquer partícula de matéria ou de radiação que não possui (ou que se pense que não possui) quaisquer estrutura ou constituintes internos não podendo, por isso, ser subdivididos em partículas menores. Um exemplo de partícula elementar da matéria é o electrão que cincunda os núcleos atómicos e para o qual se desconhece qualquer estrutura interna. Já os protões e neutrões, localizados no núcleo atómico, contêm uma estrutura interna composta por quarks não podendo assim ser considerados como partículas elementares. Neste caso, as partículas elementares são os seus elementos constituintes, isto é, os quarks e os gluões que mantêm juntos esses mesmos quarks.
Outro exemplo de partícula elementar é o fotão, uma partícula de radiação (incluindo a luz) responsável pela mediação da força electromagnética. O fotão, que na realidade apresenta uma dualidade partícula-onda, corresponde à mais pequena divisão possível da energia (os quanta) de acordo com as descobertas efectuadas por Max Plank, sendo por isso considerado como partícula elementar.
Além das partículas elementares apresentadas como exemplo, existem diversas outras, entre as quais os diversos tipos de neutrinos, o muão, o tau, e respectivas anti-partículas e ainda dos diversos tipos de bosões que medeiam as quatro forças fundamentais da natureza.
Apresenta-se abaixo a lista completa de partículas elementares conhecidas ou pelo menos predictas no modelo padrão da física de partículas:
Fermiões:
. Partículas:
- quarks: up, down, charme, estranho, top e bottom
- leptões: electrão; muão; tau; neutrinos (do electrão, do muão e do tau)
. Anti-partículas:
- anti-quarks: up, down, charme, estranho, top e bottom
- anti- leptões: positrão; muão positivo; tau positivo; anti-neutrinos (do electrão, do muão e do tau)
Bosões:
. Fotão (mediador da força electromagnética).
. Gluão (mediador da força