Sociologia
02-O período da Idade Média foi pouco propicio para o desenvolvimento das ciências sociais porque tudo girava em torno dos interesses da Igreja que monopolizava todo o pensamento da época. Já no final desse período, com o Renascimento, se deu a libertação do pensamento ao dogmatismo católico e se abriram novas perspectivas ao saber humano. Foi nesse momento que os pensadores começaram a desenvolver como objeto essencial de estudo, uma parte da vida social, como a politica ou a moral.
03-Foi somente na Idade Moderna, com a emergência da sociedade capitalista que alguns pensadores começaram a aplicar o método cientifico aos conhecimentos dos fenômenos que acontecem na vida social, tendo em vista, as crises e desordens provocadas pelas transformações que ocorrem na sociedade.
04-Método- É a maneira de conduzir um pensamento ou uma ação para alcançar um objetivo. Os métodos incluem procedimentos como os da formação de conceitos e hipóteses.
Técnica- É um conjunto de saberes de ordem pratica ou de procedimentos, que indicam o modo de agir, objetivamente, para alcançar um objetivo.
Metodologia- É o campo em que se estudam os melhores métodos praticados em determinada área para a produção do conhecimento.
05-A departamentalização no conhecimento cientifico, se dá pelo fato que, cada parte da ciência tem a necessidade de estudar separadamente o seu objeto de estudo, uma vez que, no passado era feita apenas a divisão entre: ciências da natureza( que estudava os acontecimentos naturais) e ciências sócias( que englobava a sociologia, antropologia, economia e politica). Essa