Todo Conhecimento Cientifico
segundo os autores comecam a sua abordagem dando a distinção entre as ciencias naturais e ciencias social. que a mesma deixou de ter o seu verdadeiro sentido e a sua utilidade. porem esta distinção resumi se no facto da concepção mecanica da materia de ser humano, cultural e social. mais com os avancos mais recentes da fisica e da Biologia poe se em causa a distinção entre o humano e nao humano, bem como da organica e inorganica, mais estas teorias das estruturas dissipativas de prigogine ou mesmo sa sinergetica.
Haken: David behm"'Ordem implicada"": Geoffrey cheu "Matriz":Bootstap" O encotro entre fisica contemporania e o misticismo oriental: Fritjof capra todas elas de vocaleção historica orentadas para superação as mesistencia entre mecanica.
Na teoria de Ernestem introduzem na materia os conceitos da historicidade e da processo da liberdade da auto determinação, Ate de conciencia que antes o homem e a mulher tinham reservado para si.
Por sua vez Eugene wigner considerava que o inanimado nao era uma qualidade diferente mas apenas um caso limite que a distinção corpo/alma deixara de ter sentido e que a fisica e a psicologia acabariam por se fundir numa unica ciencia. isto devido aos conceitos e metodos, equanto uma introduzia a consciencia no acto do conhecimento, hoje a fisica introduz no proprio objecto do conhecimento. hoje comeca se a reconhecer uma dimensao psiquica na natureza'' a mente mais ampla'' de que fala ""Beteson da qual mente humana e apenas uma parte, uma mente imanete"" (citação) pagina 38 ultimo paragrafo. Mais que as futuras teorias da materia terao de incluir o estudo da consciencia.
Onde o estudo da consciência seria uma qualidade da mente, considerando abranger qualificações tais como subjetividade, autoconsciência, sentiência, sapiência, e a capacidade de perceber a relação entre si e um ambiente. Por sua vez Freud ampliou o conceito de mente. em subconsciente e o inconciente.