Redação sobre as diferenças entre população e amostra
A distinção entre população e amostra é familiar ao senso comum. Toda pesquisa estatística precisa atender a um “público alvo”, pois é com base nesse conjunto de pessoas que os dados são coletados e analisados de acordo com o princípio da pesquisa. Esse público alvo recebe o nome de população e constitui um conjunto de pessoas que apresentam caraterísticas próprias, por exemplo: usuários de um plano de saúde, funcionários de uma empresa, alunos de uma escola e entre várias situações que envolvem um grupo geral de elementos. Um ponto importante com relação à pesquisa populacional, é que a mesma pode ser relacionada a um conjunto de objetos ou informações.
A amostra é o subconjunto de elementos pertencentes a uma população, fração ou uma parte do grupo. A coleta de uma amostra faz-se necessária quando se pretende saber informações sobre a população em estudo. O levantamento por amostragem apresenta algumas vantagens em relação ao levantamento de toda a população. A amostragem implica em custo menor e resultado em menor tempo. Há casos em que só a amostragem é conveniente, como testes de resistência de materiais. A amostragem pode ser dita probabilística ou não probabilística. * Amostra Probabilística - Todos os elementos da amostra têm probabilidade conhecida diferente de zero, podendo ser incluído na amostra.
Neste caso ela pode ser classificada como:
Aleatória Simples;
Aleatória Estratificada;
Aleatória por Conglomerado;
Sistemática;
* Amostra não probabilística - A escolha dos elementos da amostra é feita de forma não aleatória, existindo um procedimento de seleção dos elementos da população segundo critérios estabelecidos pelo pesquisador. Nenhum elemento qualquer pode fazer parte da amostra.
Neste caso ela pode ser classificada como:
Por Conveniência ou Acidental;
Intenção ou por Julgamento;
Por cotas ou Proporcional;
Por tráfego;
Explicações das extensões de amostras probabilísticas e não