ciência tecnologia e educação
Aplicação do uso de vídeos em sala de aula
FAZENDA RIO GRANDE
2014
Aplicação do uso de vídeos em sala de aula
Trabalho apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário Uninter para obtenção de nota parcial na disciplina de Ciência, tecnologia e educação.
Tutora: Estefani.
FAZENDA RIO GRANDE
2014
INTROCUÇÂO
Neste trabalho, iremos apresentar um pouco da visão de José Emanuel Moran, sobre o vídeo como conteúdo de ensino e como podemos, a partir do mesmo utilizados como método colaborativo para dinamizar nosso planejamento pedagógico.
A linguagem do vídeo responde à sensibilidade dos jovens e da grande maioria da população adulta, cuja comunicação resulta do encontro entre palavras, gestos e movimentos, distanciando-se do gênero do livro didático, da linearidade das atividades da sala de aula e da rotina escolar. Os vídeos são dinâmicos, dirigem-se antes à afetividade do que à razão [1]. Para Moran, o vídeo é sensorial, visual, linguagem falada, linguagem musical e escrita. Linguagens que interagem superpostas, interligadas, somadas, não separadas. Daí a sua força. Nos atingem por todos os sentidos e de todas as maneiras. O vídeo nos seduz, informa, entretém, projeta em outras realidades (no imaginário), em outros tempos e espaços. O vídeo combina a comunicação sensorial-cinestésica com a audiovisual, a intuição com a lógica, a emoção com a razão. Combina, mas começa pelo sensorial, pelo emocional e pelo intuitivo, para atingir posteriormente o racional. [p.2]
O uso do vídeo não deve ser negligenciado, pela sua enorme capacidade de sensibilização e motivação dos alunos. Porém, o vídeo, por si só, não faz nada.
Acreditamos no seu uso eficiente agregado à pedagogia de projetos levando-se em