Ciência moderna - Pesquisas Qualitativas e Quantitativas
As abordagens qualitativas surgem na educação como conseqüência das criticas as abordagens quantitativas, em que tudo era explicado pelo uso de medidas, de procedimentos estatísticos, de testes padronizados e codificados por sistemas numéricos. Nessas abordagens, a finalidade da investigação educativa consistia como nas ciências naturais, em ascender ao conhecimento de regularidades que, funcionando como leis poderiam aplicar-se a pratica educativa com o objetivo de melhorar a eficácia dela. Elas defendem assim a neutralidade do pesquisador diante dos fatos e da unidade do método.
As pesquisas qualitativas surgem, portanto, como forma de evitar o tecnicismo e o reducionismo lógico- formal nas investigações educacionais em favor da recuperação da subjetividade. O diferencial das pesquisas qualitativas esta relacionado com a inclusão da subjetividade; não e possível pensá-las sem a participação do sujeito. São qualitativas porque o conhecimento não é indiferente; porque não existe relato ou descrição da realidade que não se refira a um sujeito.
Ainda de acordo com há abordagem se propõe ao mito do objetivismo, isto é, à em uma verdade objetiva que corresponde a uma realidade também objetiva, trazendo a perspectiva de interpretar, da produção de sentido e da