Cisticercose
2º Ano 1
Ensino Médio
Cisticercose
Wesley Ernesto Vieira Redivo
Carlos Eduardo Tomasi
Joinville , Agosto/2015
Cisticercose Bovina
DEFINIÇÃO
A cisticercose bovina é uma zoonose causada pela fase larvar da Taenia saginata, a partir da ingestão de ovos viáveis presentes no meio ambiente contaminado por fezes humanas. Esse parasita tem causado impacto na saúde animal e humana, constituindo um grande problema de saúde pública e saúde animal em várias regiões do mundo.
AGENTE ETIOLÓGICO
O parasita causador da teníase é a Taenia saginata, pertencente a classe Cestoídea, família Taenidae e gênero Taenia. Já a cisticercose é causada pela forma larvar da Taenia saginata, conhecida como Cysticercus bovis, presente em tecidos de hospedeiros intermediários, neste caso os bovinos.
O cisticerco maduro, no bovino, é branco acinzentado, com cerca de 1 cm de diâmetro e cheio de líquido, no qual o escólex em geral é nitidamente visível, também não possui nem rostelo nem ganchos. Pode ser encontrado em qualquer parta da musculatura estriada. Os cisticercos podem se extinguir em todas as fases de desenvolvimento, podendo se calcificar, serem absorvidos e substituídos por tecidos de granulação, 14 dias após a morte do animal, os cisticercos vivos se extinguem da musculatura.
HOSPEDEIROS
O homem corresponde ao hospedeiro definitivo, e os bovinos são os principais hospedeiros intermediários desse parasita.
LOCALIZAÇÃO
Os vermes adultos localizam-se no intestino delgado do homem e os cisticercos, nos músculos, pulmões e no fígado dos hospedeiros intermediários.
CICLO EVOLUTIVO
As proglótides grávidas são eliminadas com as fezes do homem infectado. Quando depositadas no solo, sofrem dessecamento, liberando então os ovos, que se espalham no ambiente contaminando pastagens e água. Os ovos podem sobreviver nas pastagens por vários meses. Um bovino susceptível ingere tais ovos no pasto ou na água contaminada, e estes