cisao de empresa
Os primeiros minutos depois de um acidente de trânsito podem ser determinantes no destino das vítimas. E preciso agir rápido, prestando de imediato os primeiros socorros aos acidentados. Por outro lado, um atendimento de emergência mal feito pode comprometer ainda mais a saúde das vítimas.
Sempre que possível, deve-se deixar que o socorro seja prestado por uma equipe especializada. Nas principais cidades brasileiras, um serviço ágil vem sendo prestado pela Emergência do Corpo de Bombeiros, que atende através do telefone número 193. Em alguns casos, a equipe chega ao local do acidente em 3 minutos. E composta por socorristas e paramédicos bem preparados. O equipamento inclui ambulâncias de UTI móvel e até helicópteros em alguns casos.
Portanto, ao presenciar um acidente tome as seguintes providências:
Ligue para 193 de qualquer telefone, aparelho celular ou orelhão (não é preciso ficha).
Informe com precisão o local do acidente e os veículos envolvidos. Informe sobre as condições de trânsito no local.
Tranqüilize as vítimas que estiverem conscientes informando que o socorro já está a caminho.
Preste os primeiros socorros que estiverem ao seu alcance até a chegada da equipe de resgate.
Enquanto aguarda o socorro, ou nos casos em que não seja possível contactar uma equipe de resgate, deve-se proceder à prestação dos primeiros socorros.
Comece sinalizando o local do acidente, para evitar o agravamento da situação e de modo a dar segurança a quem presta o socorro.
Acione o pisca-alerta dos veículos próximos ao local.
Defina a melhor colocação do triângulo.
Erga a tampa do capuz e porta-malas dos veículos próximos do local.
Espalhe alguns arbustos ou folhas de árvores no leito da via.
Respiração Artificial
Chama-se respiração artificial ao processo mecânico empregado para restabelecer a respiração que deve ser ministrado imediatamente, em todos os casos de asfixia, mesmo quando houver parada cardíaca. Os casos de