Circulo de Fogo
o filme “Círculo de Fogo” se passa no ano de 1942/1943, relatando o fato histórico da resistência do exército vermelho à invasão alemã na cidade de Stalingrado durante a 2ª Guerra Mundial.
Já em seu título, pode-se desprender uma menção explícita ao cerco nazista a que foi submetido o exército russo e a população de Stalingrado. Outros também poderiam entender por “círculo de fogo” como sendo o duelo entre os dois atiradores de elite principais do filme, o “vilão” alemão e Vassili, o herói russo. A ideologia apresentada é a do comunismo russo e do nazismo alemão, ambos escorados pela propaganda do nacionalismo exacerbado, o patriotismo acima de tudo, onde se deve lutar e morrer por sua pátria a qualquer custo. O filme retrata todo o despreparo e falta de recursos dos soldados russos frente a um inimigo muito bem armado, além do fato de serem acuados e obrigados a enfrentá-los sem possibilidade de recuarem, correndo o risco de serem mortos pelos próprios compatriotas “camaradas” se assim o fizessem. Essa cena, especificamente, deixa clara a angústia e desespero de se encontrar em pleno combate estando em desvantagem. Por carregar o nome de seu governante, Stalin, a cidade de Stalingrado era considerada o ícone soviético e existia o pensamento se ela caísse, todo o exército vermelho cairia também e esse fato deveria ser evitado de qualquer jeito.
A figura de Vassili foi “criada” por Danilov frente à necessidade de se ter um herói para servir de exemplo a ser seguido elo exército russo. Vassili conseguiu ser não somente mais um herói entre tantos encontrados na história da humanidade, isso aconteceu porque mesmo diante de tanto ódio e autoritarismo, conservou seu caráter e dignidade, além de conseguir encontrar espaço para um amor em meio a toda aquela trágica situação. Aliás, esse amor do atirador por Tânia, foi o alvo da discórdia entre ele e Danilov, levando ao oficial a agir de forma