P
Os alunos de nutrição, da faculdade Ages, realizaram uma pesquisa nas escolas particulares nos municípios de Araci-Ba, Olindina-Ba, Queimadas-Ba e Jeremoabo-Ba, entre os dias 20 e 26 de março. Foram entrevistados alunos de 02 a 17 anos de idade, do sexo feminino e masculino, totalizando 103 alunos. O objetivo da pesquisa era identificar a qualidade dos seus lanches e a forma de armazenamento. Foi observado em uma das escolas visitadas, que os pais recebiam um cardápio desde o inicio das aulas. Com o intuito de incentivar os pais a inserir lanches saudáveis para seus filhos, em contra partida eram vendidos lanches industrializados na própria escola. Outra observação feita foi que nas escolas, apenas um dia é reservado para trazer fruta.
Os lanches mais consumidos eram iogurte, sucos de caixinha, biscoito salgado, biscoito recheado, refrigerante e frutas, sendo que a pesquisa foi feita no dia da fruta. As formas de armazenamento foram 12% na geladeira da escola, 15% na própria mochila, 21% em sacolas plásticas e 28% na lancheiras.
A família é a instituição de maior influência sobre os hábitos alimentares do indivíduo. É responsável pela compra e pelo preparo dos alimentos em casa, transmitindo seus hábitos às crianças. Outro, não menos importante é o ambiente escolar, o profissional da educação pode ser o principal influenciador, pois passa maior parte do tempo com os alunos e conhece suas realidades, podendo contribuir para a formação de bons hábitos alimentares e para a educação nutricional.
A promoção da alimentação saudável vem sendo considerada um eixo prioritário de ação para promoção da saúde e, neste contexto, o ambiente escolar é apontado como espaço fundamental de ação por documentos nacionais e internacionais (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 1996; GLOBAL..., 2004; BRASIL, 1999; ALIMENTAÇÃO..., 2004).
Os padrões alimentares das crianças vêm mudando ao longo dos anos. Com novas vantagens alimentares, como facilitar o transporte,