Circulo de Fogo do Pacífico
O Anel de Fogo do Pacífico – também chamado de Círculo de Fogo do Pacífico ou, simplesmente, de Anel de Fogo – é uma área com elevada instabilidade geológica localizada no Oceano Pacífico, abrangendo o Oeste das Américas e o Leste da Ásia e da Oceania. Com uma extensão de 40 mil km, esse cinturão possui um formato que lembra uma ferradura ou um semicírculo. É basicamente constituído por cadeias ou cordilheiras de montanhas, fossas oceânicas (profundos vales) e arcos de ilhas vulcânicas.
2. Desenvolvimento
Os processos tectônicos que dão origem ao Anel de Fogo do Pacífico são responsáveis por cerca de 90% dos terremotos registrados no planeta ao longo da história. Na verdade, o Círculo de Fogo é responsável por cerca de 90% dos abalos sísmicos e de 50% dos vulcões existentes em todo o planeta. Como se sabe, os tremores de terra e os vulcanismos são provenientes do encontro e da interação entre as placas tectônicas. Observe a imagem a seguir, ela revela a localização e a distribuição das atividades sísmicas já registradas.
Mapa dos principais terremotos no mundo. Em amarelo, a área do Círculo de Fogo.
Como podemos notar, o Círculo de Fogo existe porque a sua área é a que mais apresenta encontros entre placas tectônicas, o que explica a sua instabilidade. Curiosamente, essas atividades geológicas atingem boa parte da área mais densamente povoada da Terra, a Ásia. Por esse motivo, muitas tragédias nessa região são registradas, como o tsunami de 2004, que atingiu a Tailândia, a Indonésia e outros países, bem como o que atingiu a costa do Japão em 2011 e provocou o acidente na Usina Nuclear de Fukushima.
Países próximos ao círculo de fogo:
Japão Guatemala China
Alaska Colômbia Filipinas
Coréia Bolívia Timor-Leste
Costa