Artigo
¹Cintia Braz; ²Filipe Dias; ³Gabriel Targino; 4Gabriela Santos; 5Geikson Lacerda; 6Nathalia Gomes; 7Nicolli Schettino; 8Thiago Campos; 9Victor Naval.
Geraldo Corrêa Machado (Orientador)
Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG
1 cintibraz@yahoo.com.br; 2o.dias.bh@gmail.com; 3gabriel-targino@hotmail.com; 4gabriela.cns@hotmail.com; 5geikson.lacerda@vale.com; 6nathalia.gomes54@gmail.com; 7nicolli.geo@gmail.com; 8camposthiago18@gmail.com; 9victornavaljesus@hotmail.com;
____________________________________________________________________________
1 INTRODUÇÃO
O “Circulo de Fogo” ou também chamado de “Anel de Fogo” é uma área de aproximadamente quarenta mil quilômetros localizada ao norte do Oceano Pacífico com elevada instabilidade geológica. Essa região responsável por cerca de 90% dos abalos sísmicos e de 50% dos vulcões existentes em todo o planeta. (History, 2013).
Nossa pesquisa será direcionada para a ocorrência de eventos geológicos, trabalharemos os seguintes fenômenos: Sismos e Vulcanismo.
Os Sismos basicamente são tremores que ocorrem na superfície terrestre decorrentes de movimentações no interior do planeta, já o vulcanismo é o nome dado a um evento geológico no qual há a formação de uma estrutura (vulcão), por onde é expelido o material magmático (lava) em alta temperatura percorrendo rupturas na crosta terrestre tendendo a subir, formando uma erupção vulcânica (Channel, 2011).
Te todos os sismos que se tem ocorrência nesta determinada região, uma grande quantidade tendem a ocorrer no Japão.
A quantidade considerável destes fenômenos pode ser explicada pelo encontro de placas tectônicas oceânicas que formam os arcos de ilhas do Japão.
. Considerando a quantidade de abalos sísmicos e vulcanismos nos países presentes do circulo de fogo, existe algum blog de instrução ou um órgão de prevenção de desastres naturais?
O Japão é um exemplo de país com uma metodologia de prevenção exemplar