Circuitos Hidraulicos
Máquinas de todos os tipos precisam de energia. Duas das formas mais eficientes e compactas de transportar energia para máquinas são os sistemas hidráulicos e pneumáticos. Sistemas hidráulicos e pneumáticos podem ser configurados em diferentes tipos de fontes de energia para levantar, abaixar, puxar, empurrar, virar, girar e mover máquinas que transportam cargas enormes.
Hidráulica:
A hidráulica trabalha com o princípio de fluidos pressurizados forçando uma ação mecânica. Um sistema hidráulico instalado sobre uma máquina é chamado de circuito hidráulico. Circuitos hidráulicos são compostos de uma bomba para comprimir o fluido, as tubulações para transportar o fluido, um cilindro onde o fluido é bombeado e um pistão movido pelo fluido sob pressão no interior do cilindro. Também podem atuar eixos para gerar energia aos motores de potência hidráulica e transportadores.
Pneumática:
A pneumática é semelhante à hidráulica, mas com uma grande diferença: em vez de fluido, faz uso de gás (geralmente ar). O ar é puxado para dentro de um compressor e então forçado através de tubulações para diferentes ferramentas. O ar comprimido atua em pistões e eixos e os obriga a se mover. A pneumática é muitas vezes usada para diferentes tipos de ferramentas manuais e também máquinas que realizem movimentos repetitivos.
Diferenças:
Além da diferença de líquido e gás, existem outras diferenças entre pneumática e hidráulica. A hidráulica é um circuito fechado: o fluido é enviado para o cilindro, movendo então o pistão e, em seguida, circula de volta para a bomba. Circuitos hidráulicos são utilizados geralmente para equipamentos que necessitam de uma carga muito elevada (gerando grandes pressões). Na pneumática, por outro lado, o ar "respira" e não circula. O ar comprimido é enviado para a ferramenta que faz o trabalho e expelido por meio de uma porta de escape.
Fluidos de trabalho hidráulicos e pneumáticos:
Hidráulicos: