Funcionamento dos componentes do circuito hidráulico
Eduardo de Souza Junior
Robson Augusto Saraiva
Kleber Ferreira Feitosa
Leandro B. de Moura
Tarcísio Leite Neves
A T P S
Automação Básica Aplicada
[pic]
Automação Básica Aplicada
Trabalho referente a matéria de ATPS de Automação Básica Aplicada –
Do período noturno 4º semestre.
Do curso de Tecnologia de Processos de Produção
Do Centro Universitário de Santo André.
Orientado pelo professor L.Bortoletto
Realizado pelos alunos:
Fabiano Nunes Salzano RA: 0901407188
Eduardo de Souza Junior RA: 0998000185
Robson Augusto Saraiva RA: 0901403917
Kleber Ferreira Feitosa RA: 0998000185
Leandro B. de Moura RA: 0919440371
Tarcísio Leite Neves RA: 0970474409
Funcionamento dos componentes do circuito hidráulico
Atuador: são equipamentos capazes de converter energia hidráulica e/ou pneumática em movimento e estão divididos principalmente em lineares e rotativos. No nosso circuito é usado um atuador linear.
Cilindro: Transforma trabalho hidráulico ou pneumático em deslocamento mecânico linear. Um cilindro consiste de uma camisa de cilindro, de um pistão móvel e de uma haste ligada ao pistão. Os cabeçotes são presos ao cilindro por meio de roscas, prendedores, tirantes ou solda. Conforme a haste se move para dentro ou para fora, ela é guiada por embuchamentos removíveis chamados de guarnições. O lado para o qual a haste opera é chamado de lado dianteiro ou "cabeça do cilindro". O lado oposto sem haste é o lado traseiro. No nosso circuito utilizamos um cilindro de dupla ação.
Cilindro de dupla ação: Um cilindro no qual a pressão do fluido é aplicada ao elemento móvel em qualquer uma das direções, onde a força aplicada pode ser ajustada tanto no avanço quanto no retorno.
Válvula direcional: Utilizamos em nosso circuito uma válvula direcional 4/2 vias com acionamento manual por alavanca. Válvula com 02 blocos e 04 setas,sendo assim, uma válvula