Circuito Hidraulico
Os circuitos eletro-hidráulicos são esquemas de comando e acionamento que representam os componentes hidráulicos e elétricos empregados em máquinas e equipamento industriais, bem como a interação entre esses elementos para se conseguir o funcionamento desejado e os movimentos exigidos do sistema mecânico. Enquanto o circuito hidráulico representa o acionamento das partes mecânicas, o circuito elétrico representa a seqüência de comando dos componentes hidráulicos para que as partes móveis da máquina ou equipamento apresentem os movimentos finais desejados.
Estaremos apresentando, a seguir, os circuitos eletro-hidráulicos comumente utilizados em máquinas e equipamentos industriais, detalhando seus princípios de funcionamento e apresentando as diversas técnicas empregadas na elaboração desses circuitos, tendo sempre como referência os recursos de movimento que a máquina deve oferecer.
Basicamente, existem três métodos de construção de circuitos eletro-hidráulicos:
intuitivo, minimização de contatos ou seqüência mínima, maximização de contatos ou cadeia estacionária.
Método Intuitivo:
Na técnica de elaboração de circuitos eletro-hidráulicos pelo método intuitivo utiliza-se o mecanismo do pensamento e do raciocínio humano na busca da solução de uma situação-problema apresentada. Dessa forma, pode-se obter diferentes soluções para um mesmo problema em questão, característica principal do método intuitivo.
Eis alguns exemplos práticos de construção de circuitos eletro-hidráulicos pelo método intuitivo:
Circuito 01: Ao acionarmos um botão de comando, um cilindro hidráulico de ação dupla deve avançar, enquanto mantivermos o botão acionado. Ao soltarmos o botão, o cilindro deve retornar a sua posição inicial.
Acionando-se o botão pulsador S1, seu contato normal aberto fecha e a bobina do solenóide Y1 da válvula direcional é energizada. O solenóide Y1 aciona a válvula direcional para a posição paralela, fazendo com que o fluxo