Efeito estufa
Efeito Estufa é um fenômeno natural do planeta Terra para manter a temperatura ideal para o equilíbrio da vida em nosso planeta. Com a falta do efeito estufa natural, o planeta Terra pode ficar muito frio, impossibilitando o desenvolvimento de espécies animais e vegetais. Se não fosse por isso, a radiação solar refletida pela Terra iria se perder.
O efeito estufa se tornou prejudicial através de diversos fatores como poluição emitida por indústrias , queima de combustíveis fósseis, derrubadas e queimadas de florestas, e emissão de gases poluentes como CFC fazendo com que a radiação solar entrasse na terra mas conseguisse sair. Tudo isso ajudou a aumentar a temperatura do planeta nos últimos tempos . As consequências podem ser o derretimento das calotas polares com o aumento do nível do mar, ou seja, a cidades litorâneas serão inundadas; extinção de muitos seres animais e vegetais; Alterações climáticas, prejudicando a agricultura; Tufões e furacões com mais intensidade.
O governo tenta amenizar o problema com medidas como o protocolo de Kyoto, que previa a redução de gases poluentes para os próximos anos. Mas, países como os Estados Unidos tem dificultado o andamento desses acordos. Eles dizem que a redução da emissão de gases poluentes poderia dificultar o avanço das indústrias no país.
Em 12 de novembro de 2014, EUA e china (maiores poluidores do mundo), assinaram um acordo com metas que tinha como objetivo a redução da emissão dos gases causadores do efeito estufa como o
CFC, ou seja, o não uso do CFC para fabricação de desodorantes sprays, geladeiras e etc.