PRINCIPIOS DA PREPARA O F SICA
Principio nº 1. A preparação base.
O trabalho físico tem como principal objetivo melhorar a eficácia da sessão de treino e não fadigar o jogador . Treinar um atleta que está fadigado não tem nenhum interesse , porque não se obterá nenhum resultado . Em primeiro lugar, é necessário que o atleta tenha uma boa recuperação depois dos esforços físicos . E logo, a continuação se estabelecerá um trabalho físico específico .
Principio nº2. A inversão das pirâmides . (Ou o principio da qualidade antes que quantidade )
1. Musculação
Zatsiorski realizou uma analise critica do método da pirâmide e constatou que a parte baixa da pirâmide equivalia as repetições enquanto a parte superior equivalia aos esforços máximos .
Ao examinar a parte baixa da pirâmide , constata – se que os esforços repetidos são os que sofrem mais inconvenientes , porque , o atleta já sabe que vai enfrentar-se a cargas mais pesadas, então não vai utilizar todo o seu potencial até o final das series . Desaproveitam-se as últimas repetições de cada serie , ainda que são as mais eficazes .
Por outro lado, ao analisar a parte alta da pirâmide, são as repetições que se realizam em piores condições , já que o organismo se cansa devido aos esforços repetidos. E como conclusão , chegou-se que o mais acertado seria inverter a pirâmide.
Com essas observações puderam chegar a conclusão de que a pirâmide é um meio interessante para habituar aos atletas as cargas pesadas , porém, não se aconselha realizar ciclos da “ pirâmide”.
No trabalho de musculação é necessário realizar esforços de qualidade ao principio para terminar com series mais largas ou ligeiras .
2. Organização da preparação física
A preparação física permite melhorar a eficácia de cada uma das ações realizada pelos atletas , ou seja : saltar mais alto , correr mais rápido . A musculação é a que permite o desenvolvimento desta força explosiva, e por este motivo é necessário inverter a