Falhas em Circuitos Hidráulicos
Luziânia
2013
INTRODUÇÃO
Os sistemas hidráulicos e pneumáticos são de fácil utilização, comparados a circuitos mais robustos, portanto são bastante utilizados. Assim devemos identificar suas falhas e soluções para melhor funcionamento destes equipamentos.
Neste trabalho abordaremos falhas mais comuns, que vão desde fluidos inadequados a instalações defeituosas.
1. Desenvolvimento
1.2 Sistemas pneumáticos
Em um sistema pneumático existem 3 principais componentes que são geralmente esquecidos, mas são de grande importância para um sistema pneumático, são eles: os filtros de ar, os reguladores de pressão e os lubrificadores de linha. Por não executarem nenhuma função dinâmica, estes elementos tornaram-se esquecidos. Contudo todo circuito pneumático deve ser instalado com um filtro, um regulador de pressão e um lubrificador em sua entrada.
Um circuito pneumático deve ter seu fluido limpo e livre de impurezas, portanto ao deixar o sistema sem um filtro, as tubulações que ligam o compressor à máquina com o tempo vão se danificando internamente. Isto, porque a condensação que vai se depositando na superfície interna dos tubos provocam oxidação a certos depósitos de impurezas que, com o tempo se desprendem e atingem o circuito pneumático, provocando graves danos nas válvulas e nos cilindros do sistema.
O fornecimento de uma pressão uniforme na alimentação de um circuito é essencial, então utilizamos o regulador de pressão que assegura o fornecimento de uma pressão constante ao circuito pneumático. Sem o regulador isso seria impossível, pois a rede de distribuição tem variações de pressão constante além de consumo também variável.
A lubrificação desempenha um papel bastante importante, uma vez que sem ela o desgaste da máquina aumenta e consequentemente a vida útil das vedações e de todo o equipamento.
Além