Ap S O Nascimento
Além delas, muitos pediatras vêm recomendando algumas outras vacinas já disponíveis no mercado. Boa parte delas está sendo aos poucos incorporada ao programa federal, passando a ser gratuitas, o que é ótima notícia.
Na primeira vacinação da criança, você receberá a carteirinha de imunizações. Guarde-a com cuidado e leve-a sempre às consultas de rotina no pediatra.
Veja a seguir quais são as principais doenças que já podem ser evitadas com a vacinação.
Para ver o calendário de vacinação, tanto público como privado, clique aqui.
Hepatite B - A hepatite B é uma inflamação no fígado causada por um vírus, transmitido por sangue ou secreções do corpo.
Tuberculose - A tuberculose é uma infecção que geralmente afeta os pulmões, mas pode também atingir outras partes do corpo. O chamado Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch é transmitido por gotículas de secreções respiratórias espalhadas no ar. A doença é mais comum em áreas de higiene mais precária e em locais de confinamento, como presídios e asilos para idosos. A vacina protege contra as formas graves da doença.
Difteria - A difteria é uma infecção bacteriana que afeta principalmente a garganta, e suas complicações podem levar a problemas respiratórios, danos ao coração e ao sistema nervoso e, em casos mais extremos, até a morte.
Tétano - O tétano é causado por uma bactéria que entra no corpo através de ferimentos. Produz uma toxina que provoca enrijecimento muscular geral, causando dificuldade na deglutição e na respiração, podendo ser fatal.
Coqueluche - Causada pela bactéria Bordetella