Marketing, conceitos básicos
Além de se necessário um planejamento, os profissionais de marketing devem decidir onde projetar o produto, onde vai ser vendido, para quem e quanto deve-se gastar com a publicidade dele e após decidir isso, deve estar atento as evoluções do mercado para se adaptar a elas.
Primeiramente, devemos explicar de uma forma bem resumida o que é de fato marketing. Marketing é “suprir necessidades gerando lucro”, ou seja, transformar a necessidade particular ou de um grupo em uma oportunidade lucrativa.
A administração de marketing ira selecionar mercados alvo e tentar fidelizar os clientes, seu objetivo é conhecer e entender o cliente, fazendo com que o produto praticamente se venda sozinho por ser tão adequado aos desejos desse público.
O marketing tem várias aplicações como: bens, serviços, eventos, experiências, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e ideias. Essas aplicações são feitas pelos profissionais de marketing, os quais são pessoas que buscam vender seu produto para outra parte interessada em alguma dessas aplicações.
Existem alguns tipos de demanda para atender os objetivos dos clientes que procuram esses profissionais como por exemplo: A demanda negativa (o cliente paga para evitar o produto), demanda inexistente (não conhecem o produto ou não tem interesse), demanda latente (nenhum produto pode suprir a necessidade do cliente), demanda em declínio (compram com menos freqüência ou não o compram), demanda irregular (as compras podem variar de freqüência), demanda plena (compram todos os produtos), demanda excessiva (existem mais consumidores do que produtos disponíveis) e demanda indesejada (produtos que