Cinética
Pensando fisicamente, a cinética está relacionada, seu nome, o qual é derivado do grego Kinetiké e que significa movimento. No entanto, nas reações químicas, não há movimento, mas sim mudança de concentração.
Cinética Química é a parte da química onde é estudada a velocidade das reações e os fatores que podem alterá-la, contribuindo para que seja mais rápida ou mais devagar.
Para melhor compreender este trabalho, vale a pena definir o que são as reações químicas. Reações químicas é um conjunto de fenômenos nos quais duas ou mais substâncias reagem entre si, dando origem a diferente compostos (Peruzzo, Francisco Miragaia, 2006). Equação química é a representação gráfica de uma reação química, onde os reagentes aparecem no primeiro membro, e os produtos no segundo: A + B (reagentes) C + D (produtos).
O conhecimento e o estudo das reações, além de ser muito importante em termos industriais, também estão relacionados ao nosso dia a dia.
A velocidade de uma reação de uma reação é a rapidez com que os reagentes são consumidos ou rapidez com que os produtos são formados. A combustão de uma vela e a formação de ferrugem são exemplos de reações lentas. Na dinamite, a decomposição da nitroglicerina é uma reação rápida.
As velocidades das reações químicas são determinadas através de leis empíricas, chamadas leis de velocidade, deduzidas a partir do efeito da concentração dos reagentes e produtos na velocidade da reação.
As reações químicas ocorrem com velocidades diferentes e estas podem ser alteradas, porque além da concentração de reagentes e produtos, as velocidades das reações dependem também de outros fatores como: concentração de reagentes; superfície de contato; pressão; temperatura e catalisadores.
2. VELOCIDADE DAS REAÇÕES
Uma reação pode ser rápida ou lenta, levando segundos ou até mesmo anos para ocorrer. A reação de oxidação do ferro, por exemplo, pode levar semanas para ocorrer enquanto que para acender um