Comunidade Gentílica
A família
À medida que as criaturas são incapazes de garantir a produção da própria vida material, isso leva a formação de uma horda, ou grupo familiar. Assim constituído o grupo familiar desenvolve formas de ajuda mútua e mantem-se unida para garantir a subsistência. Portanto é a luta pela sobrevivência e as relações de trabalho que levam a formação da primeira instituição social, a família.
Determinação Histórica
Segundo a tese da determinação histórica de Carl Marx, as condições em que nasceram os homens são historicamente determinadas. Essa tese afirma que os homens fazem sua própria história, mas não segundo condições escolhidas por eles, mas determinadas por condições que produziram suas vidas.
Ferramentas
Com a invenção do arco e flecha, a caça tornou-se atividade regular, o que possibilitou mas força e tempo para desenvolver atividades coletivas de maior complexidade como a agricultura e a pecuária.
Da família ao Genos
Na família consanguínea, todos os avôs e avós nos limites da família, são maridos e mulheres entre si, assim também ocorre com seus filhos e assim sucessivamente. Com a exclusão das relações consanguíneas, nasce o genos. O genos caracteriza-se por um círculo fechado de parentes consanguíneos por linha feminina, que não podem casar-se uns com os outros. Cada vez mais esse grupo consolida-se através de instituições comuns, de ordem social e religiosa que traz distinção de outros genos da mesma tribo.
Comunidade gentílica
A comunidade gentílica é um grupo ligado por laços de solidariedade que mantem organizada a totalidade da vida social.
Principio da solidariedade
Com o rompimento da comunidade gentílica, esses laços de solidariedade que fizeram a própria união em família ser possível, como também ser possível à formação de grupos mais fortes e unidos como as tribos, se diluem. O rompimento do princípio da solidariedade significa uma enorme perda para a organização humana. A solidariedade representa uma espécie