Paideia
CURITIBA
SETEMBRO - 2012
“FATORES QUE COMPÕEM O CENÁRIO GREGO QUE POSSIBILITOU O NASCIMENTO DA FILOSOFIA NO OCIDENTE, POR VOLTA DO SÉCULO 6º A.C., ENTRE OS GREGOS.”
CURITIBA
SETEMBRO - 2012
PRÁTICA
Centro Universitário Claretiano
Curso: Licenciatura em Filosofia
Disciplina: Paideia: Tópicos de Filosofia e Educação
Título do Projeto: “Fatores que compõem o cenário grego que possibilitou o nascimento da Filosofia no Ocidente, por volta do século 6º a.C., entre os gregos.”
Data início do Projeto: 01 de setembro de 2012.
Data término do Projeto: 26 de setembro de 2012.
1 - INTRODUÇÃO
A princípio, o Período Homérico (XII a.C. – VIII a.C.) ficou conhecido pela formação das chamadas comunidades gentílicas. Estas consistiam em pequenas unidades agrícolas autossuficientes, nas quais todas as riquezas eram produzidas de forma coletiva. À frente desse grupo tínhamos o pater, uma espécie de patriarca que determinava a organização das ações administrativas, judiciárias e religiosas a serem desempenhadas por todos que compartilhavam aquele mesmo espaço.
Em período relativamente curto, o desenvolvimento das comunidades gentílicas era baseado em atividades agrícolas e na exploração coletiva das terras, resultou em um incremento populacional que acabou abrindo caminho para diversas disputas pelo controle das terras cultiváveis.
Os poemas homéricos eram transmitidos oralmente, os versos da Ilíada e da Odisséia foram cantados pelos aedos e pelos poetas, geração após geração, reproduzindo os valores fundamentais para aquela comunidade.
2 - DESENVOLVIMENTO
Destituído de liberdade plena e de autonomia para tomar as decisões pessoais, o homem da sociedade gentílica tinha a vida norteada pela crença na