Cinzel
É uma ferramenta de metal , normalmente aço ou ferro, que conta com uma haste ou cabo e uma extremidade em forma de pá ou de pontal, pois este modelo de ferramenta é produzido com algumas variantes, dependendo do seu uso. Quando é destinada a trabalhos finos em metal, o dispositivo é chamado de buril; quando serve para entalhes em madeira, é chamado de formão. Já para marcar ou furar um ponto em metal, a ferramenta é denominada punção.
Se um escultor trabalha com mais tipos de pedras, como arenito ou granito, ele normalmente usaria um cinzel com ponta de carboneto com a finalidade de terminar o trabalho.
Em carpintaria , um modelo de cinzel plano pode ser usado para moldar madeira. Quando utilizado desta maneira, acaba ajudando a formar uma junta de madeira , em que dois pedaços de madeira se unem .
Rasquete
É a ferramenta usada em um processo de usinagem para acabamento, realizado com uma ferramenta monocortante . A ferramenta chamada de rasquete, é usada com sucessivos golpes, de forma que um de seus topos com um fio de corte (monocortante) raspe a superfície geralmente metálica.
Os golpes do rasquete, pode ser impulsionado manualmente com a habilidade do operador, ou por um sistema pneumático ou elétrico.
Se analisarmos apenas um golpe, observaremos a formação de um leve desbaste concavo propicio a acomodação do óleo lubrificante.
Este processo é aplicado em guias, barramentos e em mancais de deslizantes, com a finalidade de diminuir o contato entre os metais melhorando a acomodação do óleo na superfície rasqueteada, e assim reduzindo o atrito.