planejamento financeiro e aposentadoria
Finanças pessoais, um planejamento para aposentadoria.
2. PROBLEMA
A atual falta de planejamento financeiro para se ter uma vida digna em um futuro próximo.
3. JUSTIFICATIVA
Este documento tem como base mostrar os pontos específicos para o planejamento financeiro e como fazer co quem ele seja uma constante no dia-a-dia.
Finanças pessoais, um planejamento para aposentadoria ontem
No Brasil, a aposentadoria surgiu em 1923 com o Decreto n° 4.682, que criou uma Caixa de Aposentadoria e Pensões para os funcionários de cada empresa ferroviária, a instituição oferecia pensão, aposentadoria, assistência médica e auxílio farmácia.
A Previdência Social do Brasil funciona pelo regime de caixa. As contribuições efetuadas pelos ativos hoje, são automaticamente utilizadas para pagamento dos inativos. Sendo assim, os recursos previdenciários não são suficientes para pagar a massa de aposentados. Em 1950, eram oito contribuintes financiando um aposentado; em 1970, esta relação caiu para 4,2; na década de 90 eram 2,5 e atualmente a proporção é de 1 para 1. O sistema de pagamento das contribuições é realizado por meio de repartição simples, ou seja, a geração ativa financia os pagamentos dos benefícios da população inativa. Vale ressaltar que o total de contribuintes seja maior que o de beneficiários, pois quanto maior for essa relação, menor tende a ser o saldo previdenciário gerado. “A crise do sistema tem suas raízes na implantação do modelo previdenciário. Originou-se na contradição estrutural de um sistema em crescente expansão, sem que esse processo tenha sido acompanhado de alterações no mesmo sentido, na base financeira. Ou seja, houve uma grande absorção de extensas parcelas da população na cobertura da seguridade social, da mesma forma que houve uma queda progressiva da receita previdenciária, seja por diminuição da contribuição do Estado, seja devido à diminuição da participação empresarial e mesmo em relação à gestão dos recursos captados”. SILVA