Cimento portland - determinação da água da pasta
CIMENTO PORTLAND – DETERMINAÇÃO DA ÁGUA DA PASTA DE CONSISTÊNCIA NORMAL
NBR1158 (CANCELADA) SUBSTITUIDA POR NM43: 2002
ALUNO: DOUGLAS FREDERICO ROCHA
ENGENHARIA CIVIL – 3º C
PROFESSOR: VITAL
FRANCA/SP
2013
INTRODUÇÃO A chamada pasta do concreto ou da argamassa é a mistura de cimento e água. Embora elemento necessário, a água pode ser um grande inimigo do concreto se utilizada indevidamente. Existem dois pontos que devem ser analisados: a quantidade e a qualidade da água empregada.
OBJETIVO
Esta norma prescreve o método de ensaio para a determinação da água que confere consistência normal à pasta de cimento Portland.
MATERIAIS UTILIZADOS 1- Balança de precisão 2- Agitador mecânico 3- Espátula 4- Béquer 5- Aparelho de Vicat 6- Molde para pasta 7- Placa de vidro 8- Cronômetro 9- Cimento Portland 10- Água
PROCEDIMENTO
- Ajustar o aparelho de Vicat, baixando até que esteja em contato com a placa de base que será utilizada e ajustar a marca zero da escala. Levantar a sonda até a posição de espera.
- Teste 1: foi utilizado 500g de cimento e 145 g de água.
- Teste 2: foi utilizado 500g de cimento e 142g de água.
- Colocar a cuba do misturador mecânico a quantidade de água, adicionar o cimento que foi pesado, acionar o cronometro e aguardar 30 segundos.
- Ligar o misturador mecânico em velocidade baixa durante 30 segundos, desligá-lo e raspar as laterais da cuba fazendo que toda sua pasta fique no fundo.
- Espere descansar 2 minutos e ligue novamente por 1 minuto em velocidade alta.
- Após este processo, fazer a moldagem colocando uma única quantidade de pasta no molde, assentando com a placa de vidro colocada sobre a superfície plana.
- Terminado o processo anterior, acionar a sonda até que a superfície entre em contato com a pasta. Passados 45 segundos cronometrados, soltar a haste, aguardar 30 segundos e fazer a leitura de quanto afundou a sonda após ter sido solta.