O trabalho e sua origem
É oportuno, neste programa, apresentar o histórico da Administração de Pessoal, de modo a possibilitar ao estudante a oportunidade de conhecer o desenvolvimento desta atividade ao longo do tempo e a sua importância como matéria fundamental para que as empresas tenham sucesso no seu dia a dia.
Há em administração um ditado que diz: “Pode-se ser bom profissional sem conhecer história, porém sobressair-se ou tentar fazer algo em uma profissão quando se ignora quais tem sido seus progressos através dos tempos, é muito difícil”
O que é trabalho?
Etimologicamente a palavra é de origem latina, baseada na palavra “Tripallium” que nada mais era do que um instrumento construído com três pedaços de madeira colocado no pescoço de animais de transporte, como bois e cavalos, para dificultar-lhes a fuga. (D’alburquerque; 1962, 235). Atualmente o trabalho é conceituado de várias formas como, por exemplo:
1) “Todo esforço físico ou mental (Silveira Bueno).
2) “Aplicação das atividades físicas e mentais” (Ruth Rocha)
3) “Aplicação das forças e faculdades humanas para alcançar um determinado fim” (Aurélio Buarque).
Estas considerações são extremamente importantes como introdução da administração de pessoal uma vez que, desde os primórdios da civilização esta atividade é essencialmente desenvolvida por pessoas.
Relações do trabalho – Origens e Evolução
As relações do trabalho vêm sofrendo mudanças, em certos momentos mais lentas e em outros casos mais vigorosas, desde os primórdios da civilização até os dias atuais. A lentidão e a maior velocidade estão diretamente relacionadas ao próprio desenvolvimento dos relacionamentos entre produção e consumo. Quanto mais exigente a sociedade consumidora, maior rapidez se exige da produção no sentido de atender às necessidades apresentadas. Neste aspecto vamos procurar expressar o desenvolvimento do trabalho ao longo do tempo.
Do trabalho solitário aos primeiros grupos constituídos.
Este período,