Politicas publicas
SILVEIRA, Ana Claudia
BARROSO, Josy Maria
RESUMO
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada durante a disciplina de Políticas Sociais: Cidadania e Direitos Humanos do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, sob a supervisão da Prof. Letícia Bessa, em 2013. Nossa proposta é entender sobre como a falta de acessibilidade dificulta a vida de pessoas com deficiência, por não apresentar um espaço adequado para sua circulação. Na contemporaneidade, muita coisa vem mudando gradativamente e essas mudanças estão fora da realidade das pessoas que precisam se movimentar com autonomia e independência. Notamos também que Fortaleza apresenta pouco acesso em lugares públicos, bem como nos transportes coletivos, terminais e vagas reservadas para pessoas com deficiência. Pesquisas dessa natureza são relevantes para subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas à melhoria da acessibilidade para deficientes físicos.
Palavras-chave: deficiência física; acessibilidade; políticas públicas.
INTRODUÇÃO
Falar de Direitos Humanos implica falar também de vários outros assuntos como: economia, cultura, política, entre outros. Pensar do que se trata os direitos humanos exige a compreensão de que esta temática é complexa, tendo em vista que os processos de construção dos direitos e das políticas de direito estão diretamente ligados a um contexto histórico-social. O que precisamos compreender é que desde sempre o homem discutiu essas questões existenciais, e desde os primórdios da humanidade o poder demarca as relações humanas, perpassando a vida social e fomentando as discussões acerca dessa temática.
Desde a Idade Média a discussão sobre os Direitos Humanos, os séc. II e III a.C. como nos aponta Trindade (1998) já haviam discursos filosóficos em torno deste assunto. Os direitos humanos sempre fez parte da vida do homem, o que nos faz pensar e questionar porque, depois de