AGLOMERANTES
Aglomerante é o material ativo, ligante, em geral pulverulento, cuja principal função é formar uma pasta que serve para solidarizar os grãos de agregados inertes. São utilizados na obtenção das argamassas e concretos, na forma da própria pasta e também na confecção de natas.
As pastas são, portanto, misturas de aglomerante com água. São pouco usadas devido aos efeitos secundários causados pela retração. Podem ser utilizadas nos rejuntamentos de azulejos e ladrilhos.
As natas são pastas preparadas com excesso de água. As natas de cal são utilizadas em pintura e as de cimento são usadas sobre argamassas para obtenção de superfícies lisas.
Classificação dos Aglomerantes
Os aglomerantes podem ser classificados, quanto ao seu princípio ativo, em: hidráulicos, aéreos e poliméricos.
Os aglomerantes hidráulicos são aqueles que endurecem pela ação exclusiva da água, como por exemplo, a cal hidráulica e o cimento Portland, através de um processo chamado hidratação;
Os aglomerantes aéreos são os aglomerantes que endurecem pela ação química do CO2 no ar, como por exemplo, a cal aérea;
Os aglomerantes poliméricos são os aglomerantes que tem reação devido à polimerização de uma matriz.
Conceito de Pega
Pega é a perda de fluidez da pasta. Ao se adicionar, por exemplo, água a um aglomerante hidráulico, depois de certo tempo, começam a ocorrer reações químicas de hidratação, que dão origem à formação de compostos, que aos poucos, vão fazendo com que a pasta perca sua fluidez, até que deixe de ser deformável para pequenas cargas e se torne rígida.
Início de pega de um aglomerante hidráulico é o período inicial de solidificação da pasta, contado a partir do lançamento da água no aglomerante, até ao início das reações químicas com os compostos do aglomerante.Fim de pega de um aglomerante hidráulico é quando a pasta se solidifica completamente, não significando que ela tenha adquirido toda sua resistência, o que só será conseguido após anos.
Com