Respostas sobre "a incrível história da mulher que mudou de cor branca"
Atividade:
1) Vídeo “A incrível história da mulher que mudou de cor branca”. 1.1 Quais são as diferenças que aparecem no vídeo?
R: As mudanças evidentes no vídeo são: O tratamento do jovem com sua empregada e a visão da dela sobre ela mesma. Por outro lado, com seus patrões o tratamento se manteve exatamente o mesmo. Portanto, as diferenças presentes são nos âmbitos racial e social quanto ao tratamento. 1.2 Como elas se manifestam?
R: O jovem a olhava como uma mulher sensual, ou um objeto de desejo, porém com discriminação, ou seja, ele não a via como “tão boa quanto ele” a ponto de ser sua namorada. A moça, por sua vez, além da diferença na cor, ela cogitou uma mudança em seu padrão de vida, porém no final do vídeo a ideia “foi por água abaixo”. O tratamento de seus patrões se manteve o mesmo pois a discriminação marcante nessa relação é social e não racial. 1.3 É possível afirmar que existe discriminação?
R:Sim, há discriminação racial das pessoas que a olhavam quando estava no carro com o jovem e há discriminação social por parte do médico, dos seus patrões e, inclusive, da sua companheira de trabalho.
2) Vídeo/Música “Rio 40 Graus” de Fernanda Abreu 2.1 A letra da música de Fernanda Abreu fala que o Rio de Janeiro é “uma cidade de cidades”. O que ela quer dizer com isso? Quais cidades são essas?
R: Fernanda Abreu quis dizer que o Rio de Janeiro é uma metrópole importante nos pontos de vista estadual, nacional e global. Além das cidades que compõem a região metropolitana ela fala também das cidades do interior do Brasil e até do exterior, e essas duas “classes” de cidades se diferenciam pelo êxodo praticado por seus cidadãos. O primeiro grupo pratica o êxodo pendular, ou diário, para o Rio de Janeiro e o segundo grupo pratica o êxodo permanente para a cidade.
3) O clipe do documentário “Faixa de Areia” mostra que as praias podem ser ao mesmo tempo um lugar democrático e um lugar de muito preconceito e discriminação. O que vocês