NBR NM 43 – Cimento Portland - Determinação da água da pasta de consistência normal
NBR NM 43 – Cimento Portland - Determinação da água da pasta de consistência normal
NBR NM 65 – Cimento Portland - Determinação dos tempos de pega
Matéria: Materiais de Construção
Laboratório: Materiais de Construção
Belo Horizonte, 18 de Setembro de 2013.
ENSAIO 1: NBR NM 43 – Cimento Portland - Determinação da água da pasta de consistência normal
1.1) Introdução:
Para se identificar o tempo de início e fim de pega do cimento deve-se definir primeiro a pasta de consistência normal. Para esses dois experimentos utiliza-se o Aparelho de Vicat, provido de Sonda de Tetmajer e Agulha de Vicat.
O ensaio de pasta de consistência normal determina a quantidade de água necessária para que o cimento tenha uma consistência normal. Considera-se como consistência normal o momento em que a Sonda de Tetmajer desce sobre a pasta de cimento na placa e para a 6 + 1 mm do fundo da forma.
Atualmente, em função das recentes alterações nas especificações de cimento Portland com o aumento significativo das adições, este ensaio tem se tornado um eficiente sinalizador para os tecnologistas no sentido de antecipar problemas que concorrem para o surgimento de retração hidráulica no concreto. Percentual de água acima de 31%, na definição da pasta de consistência normal, é indicativo seguro que haverá, também, elevação no consumo de água do concreto com grandes possibilidades de retração hidráulica caso não se adote cura rigorosa.
O experimento foi realizado, de acordo com as normas NBR NM 43 no laboratório de materiais de Construção do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), situado no piso térreo do bloco A2.
1.2) Objetivo:
Determinar a porcentagem de água necessária para obter a consistência normal da pasta de cimento
1.3) Materiais:
300 g de cimento;
Quantidade de água necessária para obter consistência normal;
1.4) Equipamentos:
Balança com capacidade mínima de 1000 g e precisão de 0,1 g.