funcoes informatica
Uma função é um pedaço de código que faz alguma tarefa específica e pode ser chamado de qualquer parte do programa quantas vezes desejarmos.
Utilizamos funções para obter:
Clareza do código : separando pedaços de código da função main(), podemos entender mais facilmente o que cada parte do código faz. Além disso, para procurarmos por uma certa ação feita pelo programa, basta buscar a função correspondente. Isso torna muito mais fácil o ato de procurar por erros.
Reutilização : muitas vezes queremos executar uma certa tarefa várias vezes ao longo do programa. Repetir todo o código para essa operação é muito trabalhoso, e torna mais difícil a manutenção do código: se acharmos um erro nesse código, teremos que corrigi-lo em todas as repetições do código. Chamar uma função diversas vezes contorna esses dois problemas.
Independência : uma função é relativamente independente do código que a chamou. Uma função pode modificar variáveis globais ou ponteiros, mas limitando-se aos dados fornecidos pela chamada de função. A ideia de uma função é permitir encapsular uma operação, dando a ela um nome, então chamar a função de várias partes do seu programa simplesmente usando o seu nome. Estando corretamente projetado e estruturado o programa, em uma situação ideal, deverá ser possível modificar as funções sem efeito no resto do programa.
Definindo uma função
Uma função pode necessitar de alguns dados para que possa realizar alguma ação baseada neles. Esses dados são chamados parâmetros da função. Além disso, a função pode retornar um certo valor, que é chamado valor de retorno. Os parâmetros devem ser especificados explicitamente, assim como o tipo do valor de retorno.
A forma geral da definição de uma função é:
[tipo de retorno da função] [nome da função] (1º parâmetro, 2º parâmetro, …)
{
//código }
Para o nome da função e dos parâmetros valem as mesmas regras que foram dadas para os nomes de variáveis. Todas as funções devem ser definidas