Ensaio Portland
Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde
Curso de engenharIa civil- DIURNO
EMANUELLE ALVES VEIGA MARTINS - 4413
ENSAIOS DE CARACTERIZAÇÃO DE CIMENTO PORTLAND
VIÇOSA
MINAS GERAIS – BRASIL
2013
EMANUELLE ALVES VEIGA MARTINS - 4413
ENSAIOS DE CARACTERIZAÇÃO DE CIMENTO PORTLAND
Aula Prática orientada pela Professora Lutercia Ferreira como parte da disciplina ECV106 - Materiais de Construção Civil, na instituição da UNIVIÇOSA/ESUV.
1- Introdução O cimento é um dos materiais de construção mais utilizados na construção civil, por conta da sua larga utilização em diversas fases da construção. O cimento pertence a classe dos materiais classificados como aglomerantes hidráulicos, esse tipo de material em contato com a água entra em processo físico-químico, tornando-se um elemento sólido com grande resistência a compressão e resistente a água e a sulfatos.
A história do cimento inicia-se no Egito antigo, Grécia e Roma, onde as grandes obras eram construídas com o uso de certas terras de origem vulcânicas, com propriedades de endurecimento sob a ação da água. Os primeiros aglomerantes usados eram compostos de cal, areia e cinza vulcânica. O cimento Portland é um aglomerante hidráulico fabricado pela moagem do clínquer, compostos de silicato e cálcio hidráulicos. A denominação "cimento Portland", foi dada em 1824 por Joseph Aspdin, um químico e construtor britânico. Os silicatos de cálcio são os principais constituintes do cimento Portland, as matérias primas para a fabricação devem possuir cálcio e sílica em proporções adequadas de dosagem. A fabricação do cimento Portland baseia-se em três etapas fundamentais:
Mistura e moagem da matéria-prima (calcários, margas e brita de rochas).
Produção do clínquer (forno rotativo a 1400ºC + arrefecimento rápido).
Moagem do clínquer e mistura com gesso. Em sentido amplo, pode-se resumir o