Maco II
Engenharia Civil
O Cimento Portland
Goiânia, 2015
1. Processo de Produção
Segundo Neville, (apud BROOKS, 2013, p. 8), “o cimento Portland é produzido essencialmente da mistura de um material cálcico, como calcário ou giz, e a sílica e a alumina encontradas em argilas ou folhelhos. O processo de produção consiste em moer as matérias-primas cruas até a obtenção de um pó bastante fino, misturá-las intimamente em proporções predeterminadas e queimá-las em um grande forno rotativo em uma temperatura próxima de 1400ºC. No forno, ocorre a sinterização do material e sua fusão parcial na forma de clínquer, que após ser resfriado recebe uma determinada quantidade de gipsita (sulfato de cálcio), sendo então novamente moído até resultar em um pó fino. O produto resultante é o Cimento Portland comercial, utilizado em todo o mundo”.
A mistura e a moagem das matérias-primas podem ser feitas tanto com uso de água como em condição seca. A mistura é levada a um forno rotativo que é levemente inclinado (processo por via úmida), e a mistura é carregada pela extremidade superior. Como a mistura das matérias-primas se movimenta no forno no sentido descendente, ela encontra temperaturas progressivamente mais altas, de modo que várias reações químicas ocorrem ao longo do forno. Inicialmente a água é eliminada e gás carbônico é liberado do carbonato de cálcio. Na sequência, o material seco passa por uma série de reações químicas, até que finalmente, na parte mais quente do forno, cerca de 20 a 30% do material se liquefaz e cal (óxido de cálcio), sílica e alumina se recombinam. A massa se funde na forma de esferas com diâmetros variáveis entre 3 a 25 mm, sendo esse material conhecido como clínquer (NEVILLE, 2013).
Posteriormente o clínquer passa por resfriadores. O clínquer resfriado, um material bastante duro, é moído em conjunto com o sulfato de cálcio de maneira a