Apple e MacOS História e Visão Geral
Os computadores Macintosh, ou carinhosamente chamados apenas de Mac’s, foram criados pela Apple Computer aproximadamente na mesma época que os PC’s, cerca de três anos após. Hoje, o Mac ocupa um pequeno percentual do mercado, sem qualquer chance de ameaçar a hegemonia dos PC’s, baseados em arquitetura Intel. Entretanto os usuários de Mac’s formam uma tribo ativa, passional e fiel. Prova disso é o sucesso estrondoso dos últimos lançamentos da Apple Computer, o iMac e o iBook G3. Seguindo a boa tradição da Apple, esses novos computadores trazem design inovador e refinado e um charme praticamente irresistível. Os iBook’s, notebooks leves e bonitos, esgotaram-se tão rapidamente nas prateleiras que já há preocupação quanto à consistência de fornecimento de telas de cristal líquido por parte de fabricantes asiáticos.
Esses computadores rodam em um sistema operacional gráfico proprietário, exclusivo para eles, produzido pela própria Apple, chamado de MacOS. O objetivo deste texto é explorar um pouco da história desta companhia, a Apple Computer, e então vislumbrar características gerais do sistema operacional dos Mac’s.
Um Pouco de História
A Apple Computer foi fundada em 1 de Abril de 1976, pelos amigos Steven Wozniak e Steven Jobs. Wozniak e Jobs eram amigos desde o ensino médio nos EUA e eram entusiastas de eletrônica (o que lhes conferiu certa aura de "deslocados" na escola...). Após deixarem a escola, ainda mantiveram contato. Wozniak começou a trabalhar na Hewlett-Packard, e Jobs entrou para a Atari.
A paixão de ambos pela eletrônica e pelos computadores pessoais ainda incipientes levou-os a não continuar os estudos em ensino superior, para que pudessem se dedicar a suas idéias (uma prática que criou cerca de 5 dos 20 homens mais ricos do mundo de hoje). Em 1976, Wozniak desenhou o que seria o Apple I, um computador de RAM de 8KB a 32KB e processador MOStek 6502 de 1 MHz. Jobs insistiu para que este computador fosse comercializado