DESCOLONIZAÇAO DA AFRICA
O processo de Descololização dos continentes africano e asiático insere-se no contexto histórico da Guerra Fria tendo como uma das principais conseqüências a Segunda Guerra Mundial resultando no acelaramento do processo de enfraquecimento dos antigos impérios colonias europeus. Saliente-se que esse processo de decadência teve seu inicio com o final da primeira Guerra Mundial.
Principais fatores que levaram ao se esfacelarem no curto período entre 1947 a 1962:
1.O declínio das Europa (grandes potências colonialistas) com ascensão dos EUA e da URSS.
Após a primeira Guerra Mundial conhecido como pós guerra, as potências colonialistas, semi-destruídas em especial a Inglaterra e a França estavam sem condições de conter o movimento nacionalista das colônias da Ásia e da África.
2. Ascensão dos Movimentos de Libertação Nacional.
Nacionalismo afro-asiático que objetivava a independência dos povos coloniais em relação as metrópoles européias. Muito importante destacar o movimento de libertação das colônias portuguesas de Moçambique, Guiné e Angola;
3. As pressões anti-coloniais das super potências.
Um dos importantes fatores de aceleramento de descolonização se deu também conjuntamente pelas pressões tanto dos EUA quanto a URSS exerciam sobre as potências européias decadentes baseando-se no princípio de autodeterminação dos povos.
A Argélia esteve subordinada ao colonialismo francês desde 1830. A partir da década de 1880, iniciou-se um processo de imigração francesa para o território argelino, ocupando as melhores terras, que passaram a ser destinadas à vinicultura.
Os colonos franceses na Argélia, denominados pieds noirs (pés pretos), tinham condições de vida superiores às dos argelinos e o grau de discriminação era muito grande.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a invasão da França pelos alemães provocou a divisão do território francês e a formação de dois governos: Paris ficou diretamente controlada pelos nazistas, e