A RELAÇÃO DA EVOLUÇÃO DEMOGRÁFICA DE IDOSOS E SUA LITORALIZAÇÃO NO VALE DO ITAJAÍ COM AS POSSÍVEIS PRESSÕES SOBRE OS RECURSOS NATURAIS E SANITÁRIOS. 1
5031 palavras
21 páginas
A RELAÇÃO DA EVOLUÇÃO DEMOGRÁFICA DE IDOSOS E SUA LITORALIZAÇÃO NO VALE DO ITAJAÍ COM AS POSSÍVEIS PRESSÕES SOBRE OS RECURSOS NATURAIS E SANITÁRIOS. 1Dr. Luciano Félix Florit2, Fábio Marcelo Matos3.
Universidade Regional de Blumenau – matosfisio@furb.br
RESUMO:
A população idosa aumenta com uma velocidade acima das outras faixas etárias; e assim acarreta um aumento rápido e progressivo das vulnerabilidades a que estão sujeitos, e entre estas, a mobilidade. Surge assim a necessidade de compreender a mobilidade desta população e as interações com o ambiente em que vivem. Este estudo tem como objetivo identificar alguns dos fatores relacionados à imigração dos idosos para a região litorânea do Vale do Itajaí, no Estado de Santa Catarina, mais precisamente nos municípios de Balneário de Camboriu e de Navegantes, anexadas a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itajaí; e com isto estabelecer as relações das pressões exercidas com a migração desta população sobre os recursos naturais como a água e os recursos sanitários como rede de esgoto e recolhimento de lixo. Além de estabelecer esta relação, este artigo visa discutir alguns aspectos da urbanização destas cidades para suportar e melhor integrar essa parcela da população, que tende a crescer cada vez mais. Para tanto se considerará três aspectos: a- os dados demográficos, b- a mobilidade do idoso em direção ao litoral do Vale do Itajaí e c- a pressão sobre os recursos naturais e sanitários mediante a mobilidade desta população. A maneira de envelhecer na atualidade está passando por transformações bruscas que se entrelaçam com questões ambientais, a qual poderemos , através de estudos e pesquisas, compreender e suscitar propostas e projetos na busca de uma melhor relação entre o homem (neste caso, o idoso) e o meio ambiente.
PALAVRAS CHAVE: Idoso / Recursos Naturais/ Demografia/ Mobilidade
1 Artigo realizado para a Disciplina de Meio Ambiente Sociedade e Desenvolvimento, do Programa de Pós Graduação em