vigor de sementes
Profª Msc. Flávia Luciane Bidóia Roim
VIGOR DE SEMENTES
CAPACIDADE DE GERMINAÇÃO: determinada pela proporção das sementes que podem produzir plântula normal, em condições favoráveis.
Necessidade de população recomendável para alcançar rentabilidade. Para que isso ocorra, é primordial a utilização de sementes de alta qualidade.
SEMENTES DE ALTA QUALIDADE:
PUREZA
SANIDADE
VIABILIDADE
VIGOR
VIGOR DE SEMENTES
SEMENTES DE ALTA QUALIDADE:
PUREZA: Sementes puras apresentam alta qualidade física e genética. A pureza física implica na ausência de impurezas tais como: palhas, folhas, sementes de plantas daninhas, sementes de outras culturas, etc. A pureza genética implica que o lote de sementes contenha apenas sementes com características conhecidas da variedade ou cultivar em análise.
SANIDADE: Sementes sadias são aquelas que não contêm insetos, fungos, vírus, bactérias ou que tenham sido tratadas com produtos químicos, reduzindo a infestação e/ou infecção das sementes.
VIABILIDADE: A viabilidade de um lote de sementes é expressa em termos de percentagem de sementes vivas capazes de germinar. Muitas vezes, ela é semelhante a germinação, por isto o teste padrão de germinação pode ser utilizado para ambas determinações. Entretanto, cabe lembrar que nem toda semente viável irá germinar.
VIGOR DE SEMENTES
SEMENTES DE ALTA QUALIDADE:
VIABILIDADE:
Em termos fisiológicos, germinação é definida como o processo que inicia com a absorção de água, até a protusão da raiz primária através do tegumento da semente. As Regras para
Análise de Sementes da ISTA discordam desta definição e descrevem germinação em termos de morfologia de plântula. Uma semente é considerada como germinada somente se originar uma plântula.
A percentagem de viabilidade ou de germinação não refletem necessariamente a percentagem de emergência, a qual é obtida sob condições de campo. A alta germinação do lote de sementes de cultivares semelhantes,