Materiais V Cimento Portland FINAL
Alunos:
Camila Rosa dos Santos
Mat: 211.37.135
Danilo Pugliesi
Mat: 210.37.135
Melina Bichara Barcelos
Mat: 211.37.098
Vitor Guimarães Vivas
Mat: 211.37.098
CTC –TCE –TEC
Materiais de Construção V
Professor: Itamar Freitas
Cimento Portland
Histórico
Definição
Composição
Fabricação
Normas
Ensaios
Histórico
Em 1824, o construtor inglês Joseph Aspdin queimou conjuntamente pedras calcárias e argila, transformando-as num pó fino, que ao misturar com água e posteriormente secar, tornava-se tão dura quanto as pedras empregadas nas construções. A mistura não se dissolvia em água e foi patenteada pelo construtor no mesmo ano.
Como o resultado da invenção de Aspdin se assemelhava na cor e na dureza a pedra achada na ilha de Portland, ele registrou esse nome em sua patente. É por isso que o cimento é chamado
Cimento Portland.
Definição
Cimento Portland:
É um material pulverulento, resultante da moagem de clínquer, constituído de silicatos e aluminatos de cálcio, praticamente sem cal livre. Esses silicatos e aluminatos complexos ao serem misturados com água, hidratam-se e produzem o endurecimento da massa, podendo alcançar elevada resistência mecânica.
Composição
Clínquer
Produto de natureza granulosa resultante do aquecimento ate fusão incipiente (+- 30% de fase líquida) de mistura de calcário e argila convenientemente dosada e homogeneizada, de tal forma que toda cal se combine com os compostos argilosos, sem que depois do cozimento resulte cal livre prejudicial. Após a queima é feita pequena adição de sulfato de cálcio, a fim de regularizar o tempo de início das reações do aglomerante com a água.
Composição
Adições
São outras matérias-primas que, misturadas ao clínquer na fase de moagem, permitem a fabricação dos diversos tipos de cimento Portland hoje disponíveis no mercado. Essas outras matérias-primas são o gesso, as escórias de alto-forno, os materiais pozolânicos e os materiais carbonáticos.
Gesso