ciencias no ensino
Essa doença se caracteriza pelo consumo excessivo e prolongado de álcool, tornando o individuo viciado, existe um conjunto de diagnósticos dentro deste assunto como a dependência, abstinência, abuso, intoxicação por álcool, as síndromes são amnesia,demencial,alucinatória,delirante e de humor. Desencadeando distúrbios de ansiedade,inespeficicos,sexuais e muitas vezes ligado ao sono. Os médicos avaliam e todos os sintomas para saberem qual tratamento será mais adequado.
Fatores genéticos
Existem fatores de que a doença pode ter pré-disposição genética, grande incidência em gêmeos da mesma placenta e em até filhos adotivos com o histórico familiar de alcoolismo, jovens que possuem pais alcóolatras são mais resistentes do que os que não convivem com o problema.
Dependência
A dependência se dá na maioria das vezes por um simples costume de achar que beber durante as refeições ou depois é uma habito perfeitamente normal e saudável, neste momento quando o individuo não sabe impor limites e o consumo aumenta ,isto esta associado geralmente a problemas sociais ou então o abuso se da pela busca do prazer.
Tratamento
A maior parte dos tratamentos tem como função fazer com que o paciente diminua a quantidade de consumo de álcool, para que ele possa se adaptar a sociedade de forma mais tranquila, muitos se tratam de forma voluntaria em clinicas de ajuda e frequente visita aos grupos dos AA (alcoólicos anônimos) e para tratar o aspecto de desintoxicação que são efeitos de uso prolongado de álcool,mas esse tratamento depende da idade do paciente e vale ressaltar que todo o tratamento tem de ter a ajuda da família e de profissionais como psicólogos e médicos especialistas.