Teorias Motivacionais
Compreender as pessoas e suas motivações tem sido um desafio para muitos administradores e psicólogos, e a Dinâmica de Relações Interpessoais é o método utilizado para as empresas conhecerem e analisarem melhor seus clientes e, principalmente, funcionários para um melhor relacionamento e produtividade.
Para facilitar esse estudo foram feitas inúmeras teorias para melhor analisar e explorar as motivações de cada um, porém algumas foram identificadas como as principais teorias e são as mais estudadas e avaliadas até hoje.
Principais teorias:
Teoria das relações humanas:
Surgiu com Elton Mayo como consequência da Experiência de Hawthorne. Essa experiência foi divida em fases:
Primeira fase: os pesquisadores observavam os grupos de trabalhadores que executavam o mesmo serviço, porém em iluminações diferentes: um grupo sob iluminação constante e outro sob iluminação variável. Perceberam então que o fator psicológico tinha grande influência na produção, que ao aumentar a iluminação, a produtividade aumentava e ao diminuir, a produtividade também diminuía.
Segunda fase: foi alterado o local de trabalho, forma de pagamento e estabeleceram intervalos para descanso. Por conta dessas alterações, os trabalhadores apresentaram maior rendimento na produção, pois estavam satisfeitos.
Terceira fase: os pesquisadores passaram a se preocupar com as relações entre funcionários e os entrevistaram para saber suas opiniões, pensamentos e atitudes em relação a seus superiores. Descobriram então, uma organização informal dentro da organização formada pelos próprios trabalhadores.
Quarta fase: foi analisada essa organização informal e fizeram os pagamentos de acordo com a produção do grupo e não mais individualmente.