ensino de ciencias
Hylio Laganá Fernandes
Professor da Universidade Federal de São Carlos
PAVÃO, A. C. & FREITAS, D. (org.), Quanta Ciência há no
Ensino de Ciências. São Carlos: EdUFSCar, 2008. 332p.
ISBN:8576001217.
Por que ensinamos Ciências? Qual Ciência pretendemos ensinar? Como escolher um livro didático que seja aproximado ao ensino de Ciências que desejamos?
A partir de perguntas como essas o livro “Quanta Ciência há no Ensino de Ciências”, organizado por Antônio Carlos Pavão e Denise de Freitas e publicado pela EdUFSCar
(2008), aborda questões sobre o ensino de Ciências no Brasil a partir de variadas perspectivas teóricas, compondo um panorama diversificado e plural sobre o tema. Essa variedade propicia ao leitor um contato com diferentes concepções da Ciência e seu ensino, favorecendo desse modo um posicionamento crítico segundo suas próprias concepções e afinidades. Os textos estão escritos de forma clara e agradável, sendo interessantes não apenas no âmbito das discussões acadêmicas, mas também para práticas de professores de ensino fundamental e médio.
Todos os autores que colaboraram nessa obra participaram do processo de avaliação de livros didáticos de 1a a 4a série, Área de Ciências, PNLD/2005. Os artigos produzidos estão organizados em seis partes, que contemplam enfoques específicos, agrupando temas correlacionados: “Ciência, Ensino de Ciências e o Livro Didático”; “Pesquisa, experimentação e práticas”; “Problematização, ética e interdisciplinaridade no ensino de conteúdos”; “Divulgação Científica e feiras de ciências”; “O ensino de ciências na perspectiva curricular CTS”; e “Manual do professor e prática docente”.
A primeira parte, “Ciência, Ensino de Ciências e o Livro Didático”, embora faça referência explícita ao Livro Didático, tece uma série de considerações sobre a natureza do objeto de ensino – a Ciência -, levantando questões sobre a importância da reflexão sobre que tipo de ensino se deseja praticar. A segunda parte,