Ação Social Segundo Weber relacionado ao filme a governanta
Resumo dos tipos de ação - Max Weber
Ação Racional com Relação a Afins:
Quando o individuo age de forma racional para alcançar seu objetivo. Por exemplo, no filme A Governanta, quando a personagem principal, tendo como objetivo fugir de um casamento arranjado vai para longe de sua família, fingindo ser outra pessoa.
Ação Racional com Relação a Valores:
Neste tipo de ação, o individuo orienta-se por valores, age segundo aquilo que acredita. Seja movido pela religião, politica, valores morais e etc.
Ação Tradicional:
O individuo nesse caso age de acordo com os costumes que lhe foram passados pela família, ou a região que mora, pela época em que vive, entre outros. Como exemplo, também no filme A Governanta, quando esta ( a governanta) após relacionar-se com o Charles Cavendish, enquanto ele dorme tira as fotos dele, fotos de tão boa qualidade ou até melhor dos que a dele e ele após isso a repudia, porque naquela época o costume era que as mulheres só fossem domésticas, esposas ou prostitutas, e quando esta mostra-se no nível intelectual equivalente ao dele, ele não aceita.
Ação Afetiva:
Neste caso o individuo é conduzido por sentimentos, seja paixão, ódio, medo, entre outros. Exemplo: No filme A Governanta, a personagem principal, mesmo sabendo que envolver-se com seu patrão era algo errado, não se importou, simplesmente deixou-se levar por seus sentimentos e o seduziu.
A cena que escolhi, foi a que Mary Blackchurch, depois de deitar-se com o Mr. Cavendish, o admira dormindo e resolve tirar uma foto, foto esta melhor ou tão boa quanto as que ele (Mr. Cavendish) tira, e ele entendeu isso como o insulto, rompendo as relações pessoais que tinha com ela.
O Conceito de Weber que se aplica a essa cena é o de Divisão do Poder na Comunidade: Classes, Estamentos e Partidos, porque nas sociedades feudais europeias valorizava-se a origem, ou linhagem, fatores que são relevantes quando a esfera predominante é a social, como principal